Principal categoria do Prêmio Brasil Olímpico, o Troféu Rei Pelé - que elege os melhores atletas da temporada entre todas as modalidades - teve seus seis indicados anunciados no domingo (1º). Entre eles, um baiano: Isaquias Queiroz. O canoísta concorre na categoria masculina com Caio Bonfim (marcha atlética) e Edival Pontes (taekwondo) e pode conquistar o troféu pela 5ª vez.
No feminino, a ginasta Rebeca Andrade foi a vencedora nos últimos três anos e é novamente favorita após se tornar, em Paris-2024, a maior medalhista da história do Brasil em Jogos Olímpicos (seis). As outras duas candidatas são a judoca Beatriz Souza e a canoísta Ana Sátila. A última, aliás, é a única entre os seis indicados a não ter faturado medalha na capital francesa. Ela terminou em 4° lugar no K1 e em 5° no C1. Os vencedores serão divulgados em cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil no dia 11, no Rio de Janeiro.
Rebeca busca o tetra no Troféu Rei Pelé. Ela foi premiada como a melhor do ano em 2021, quando ganhou suas duas primeiras medalhas olímpicas; em 2022, quando foi campeã mundial do individual geral; e em 2023, quando venceu Simone Biles no salto no Mundial.
Crédito: Alexandre Loureiro/COB