Raridade Sagrada: A Imagem Original do Senhor do Bonfim Desce ao Encontro do Povo
Raridade Sagrada: A Imagem Original do Senhor do Bonfim Desce ao Encontro do Povo

Por Nilson Carvalho – Jornalista e Embaixador da Verdade
Em tempos de pressa, descrença e caos urbano, Salvador é agraciada com um momento de fé e contemplação: a imagem original do Senhor do Bonfim, símbolo maior da devoção baiana, está exposta ao público na nave central da Basílica Santuário até o dia 10 de agosto. Um gesto simples, mas carregado de significado espiritual e histórico.
Normalmente posicionada no alto do altar, a imagem desceu ao nível dos fiéis pela 16ª vez em 280 anos. A mudança celebra a chegada da imagem ao Brasil em 18 de abril de 1745, vinda de Setúbal, em Portugal, pelas mãos do oficial da Marinha Portuguesa, Teodósio Rodrigues de Faria. Desde 1754, ela repousa na colina sagrada do Bonfim — mas agora, por tempo limitado, permite uma experiência íntima com o sagrado.
Para o reitor da Basílica, Padre Edson Menezes, é um convite à preservação, à memória e à fé. “É uma obra preciosa, maravilhosa, que nós precisamos preservar. [...] Uma bela imagem que revela o rosto do Pai”, disse o sacerdote emocionado.
Um Chamado ao Sagrado e à Consciência
Num Brasil marcado pela polarização, injustiças sociais e perda dos valores humanos, este gesto religioso ultrapassa a simbologia. Ele nos convida a refletir: em que ponto perdemos o contato com o divino, com o outro, com a essência?
A presença da imagem entre o povo lembra que Deus não está no pedestal, mas caminha com os seus filhos. Está nas vielas, nas comunidades esquecidas, nos corações que resistem.
Leia, compartilhe e reflita:
Enquanto muitos se escondem no alto dos palanques, o Senhor do Bonfim desce para ficar mais perto do povo. E você, em que altura está a sua fé?
Foto: Internet
LAIA MAIS www.papodeartistabahia.com.br
Comentários (0)